sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Sistema educacional

Reflexões sobre o sistema educacional

Conforme a Lei de nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9.394/96), é a que estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, quais são os níveis e modalidades de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/a-organizacao-estrutura-dos-sistemas-ensino-no-brasil.htm
Conforme o art 21 e 22 da LDB (Lei das Diretrizes da Educação) nº9.394/96  declara que a educação básica : “ tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. (Art.22, LDB) Podemos perceber que o sistema encontra-se ineficiente na sua diretriz principal. O educando se constitui como cidadão?Como ele se percebe no mundo? Observamos uma alienação quase beirando a demencia, Será que Pierre Bourdieu teria razão quando comentou em seus escrito sobre oa educação ao escrever sobre os previlegio do dominio do capital economico de algumas pessoas no acesso ao conhecimento, herança cultural, e permite pensar a diferença entre o ensino privado e publico?
Nesse sentido, penso na estrutura e percebo que discutir sistema educacional é muito mais que um observar um organograma e compreende-lo É rever as condições que envolvem a historia das escolas, da educação, revisitar antigas civilizações e suas ideologias educacionais. Observar o desenvolvimento do intelecto de um ser humano através das pesquisas de cientistas, educadores, filósofos, sociólogos entre outros interessados em descobrir como se aprende e os processos cognitivos. É repensar as práticas profissionais e refletir sobre a ação que desenvolvemos e sua eficiência sobre o aluno. 

A pintura renascentista de Rafael "A escola de Atenas" nos remete a um sistema educacional de elite, para poucos, hoje podemos perceber que está mais democratizada devido ao interesse de governos e instituições em promover ações educativas em varias areas.
Pensar a finalidade do sistema educacional não depende somente da estrutura organizacional, é também perceber o contexto social e cultural que empurra para a escola toda a responsabilidade com a educação. Portanto formação de um cidadão inicia muito cedo, permitindo a influencia da sociedade nos padrões sociais considerados aceitáveis e transmitidos de geração em geração.  Parece natural que o processo de educar e aprender sejam realizados na infância, com a indicação do certo e errado, dos valores da sociedade e das regras de convivência que envolve o ser humano. Assim o sistema educacional deveria ter a familia incluida no processo. Porem observamos que o trinômio escola/família/sociedade, não se encontra em sintonia. A criança tem direito à educação em casa, os pais devem ter o compromisso de educar no mínimo a forma de como viver em sociedade. Muitas responsabilidades que eram da família estão imputadas nas tarefas da escola, sobrecarregando professores em atividades paralelas ao ensinar os conteúdos predefinidos pela escola, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e não tem como dar conta da difícil tarefa de também educar, o ideal seria que o professor ensina e a família educa, o que definitivamente não corresponde a realidade.
Os comportamentos da sociedade são reflexos da educação. A educação continua eletista e para poucos, nao no sentido do acesso as escolas, ate por ser obrigatorio, mas no sentido de adquirir consciencia de mundo, do homem se perceber capaz de pensar, compreender e realizar. Assim obtendo conhecimento para modificar ou nao a realidade em que vive,  mas possuindo condições de escolher e então sendo responsavel por suas escolhas.
Abraços

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