sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Estrategias educacionais

Estrategias metodológicas  Maria Cristina Pastore
 sexta, 24 janeiro 2014, 23:03
Presenciamos momentos tensos em relação ao processo educar para a vida, ensinar para encontrar o espaço no mercado de trabalho e no meio de tudo isso ainda lidar com a violência, drogas e alienação. Nossos alunos estão apáticos no pensar e agir, dominados e direcionados pelo poder da mídia. Desta forma como  chamar a atenção para  assuntos do conteúdo escolar que para eles apresentam-se chatos e sem  graça? No texto apresentado sobre a fotografia e a escola, os alunos conseguiram desenvolver um olhar critico sobre o assunto proposto devido aos mecanismos que foram utilizados. A fotografia, a musica, a dança, o video, e ate mesmo as saída de campo, proporcionam a sensação de liberdade, ao terem essa sensação os alunos se soltam das cadeiras e escalam as paredes que prendem a imaginação para exercerem a natureza humana: o movimento. Reflito sobre o movimento dos adolescentes e percebo que eles não conseguem ficar parados. A energia e os hormônios estão em ebulição.Nesse movimento acelerado a tradicional forma de ensinar algo para alguem  precisa ser repensada, revisada e alterada. Queremos formar cidadão? Mas o que é ser cidadão? O jovem se sente pertencente ao mundo no qual ele exercerá sua cidadania? Objetivamos que nossos alunos sejam pensantes e críticos, para que possam revindicar direitos e realizarem seus deveres. OK! Porem que tipo de pratica estamos realizando em nossas aulas?Percebemos que para formar pensamento critico,nossas perguntas devem partir de um raciocínio fora do senso comum?
Que tipo de prova para rever os conhecimentos estamos aplicando? Queremos que o aluno pense autonomo, porem planejamos uma prova de marcar. Repensar a pratica do professor é refletir sobre o que e como ensinamos e como avaliamos esse apreender. 
Os jovens esperam por um líder. Estamos em posição de liderança mas não estamos obtendo sucesso. Como professores devemos exercer  o compromisso em construir o conhecimento com nossos alunos, mas qual a estrategia para atingir o interesse do aluno pelo conteúdo? Muitas ações educativas estão atingindo seus objetivos. O que essas atividades tem em consenso para garantir uma aula dinâmica e atraente?
Percebemos que aproximar o jovem da realidade, do cotidiano, parece ser o ponto em comum entre  varias atividades educacionais que estão superando o desafio da inercia. A musica, a fotografia, o grafite, entre outras linguagem da arte tem criado algum tipo de comunicação entre o aluno, professor e cotidiano individual e coletivo qe tem desestabilizado a area de conforto. Observar esse processo comunicativo como educativo é uma introdução ao complexo mundo do ensinar/aprender. 
Ensinar é possibilitar através das experiencias metodológicas, as condições necessárias ao aluno de realizar as operações mentais  necessárias para identificar as relações entre o conteúdo e a realidade, obtendo assim um significado para a teoria. Desafios que podem assustar, mas com certeza são motivacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário