quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

A educação patrimonial busca ampliar esse conceito capacitando o individuo para exercer a cidadania, conhecendo, se apropriando e valorizando a sua cultura para que com isso venha a compreender o meio sócio cultural que se encontra inserido.
Muitas vezes nos referimos como patrimônio algo que recebemos de herança ou até mesmo pensamos na arquitetura da cidade, os prédios antigos, mas patrimônio também pode ser representado por fotos, objetos com ou sem valor comercial com uma carga emocional afetiva elevada. Também podem ser mais abrangente, como elementos necessários à sobrevivência do ser humano, como a água, elementos pertencentes à natureza.

A eleição do que é patrimônio é uma opção de cada individuo de acordo com seus interesses políticos e econômicos.

A casa, a rua, a escola, a família podem contribuir para o inicio dessa compreensão, entendendo como o individual que depende de nós, um fragmento, partindo para o coletivo, envolvendo assim uma comunidade, uma associação de bairro, condomínio, gerando multiplicidade. O que é patrimônio para uns, não é para outros, mas é dever de todos, na coletividade, preservar.

Nesse processo de valorização e preservação da cultura e do patrimônio histórico, todas as ações se fazem necessárias para auxiliar o individuo na construção da sua própria identidade, reconhecendo e aceitando diversidades culturais, na qual a educação patrimonial oferece a possibilidade para o educando utilizar sua capacidade intelectual com o intuito de perceberem a importância do patrimônio.


As bases tem que ser esclarecidas sobre nossas autenticidades culturais e os pequenos aglomerados, as pequenas vilas e cidades devem, através de suas sociedades representativas, principalmente as sociedades de amigos de bairros, lutar pelos seus bens culturais antigos ou novos. LEMOS (2006)

Maria Cristina Pastore
Universidade Federal do Rio Grande- FURG
Acadêmica do curso de Arte Visuais- Licenciatura
Bolsista PIBID/CAPES 2010

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