quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Identidade criativa

Um individuo é também constituído de memória natural, baseado nessa afirmação, buscamos provocar interesse no educando para abordar o assunto patrimônio . A memória proporciona ao ser humano armazenar o conhecimento seja esse conhecimento consciente ou inconsciente, a assimilação se acomoda e passa a fazer parte do aprendizado de um individuo.

Um simples objeto do cotidiano como uma foto, um quadro, uma casa, um caminho, poderá representar as bases da elaboração do conceito patrimônio. Propomos partir do fragmento casa, lembranças e objetos e partirmos para a comunidade, escola, cidade direcionando e ampliando o olhar para que ao valorizar o fragmento possa estar preparado para aceitar o conjunto maior.

Para isso saímos com os alunos para um passeio de reconhecimento do lugar, embora quase todos são residentes na comunidade, tínhamos o objetivo de chamar a atenção para o local, observando suas reações.

Em outro momento, na sala de aula, apresentamos o mapa da cidade e solicitamos que cada um marcasse sua residência, assim proporcionando um ambiente participativo.



Em seguida apresentamos a proposta do trabalho, articulando teoria e pratica, usando da estratégia das oficinas para construir o conhecimento.

A ação do fazer, do desenhar, do pintar ou qual seja a técnica usada para estimular o interesse, vem contribuir para o sucesso ou o fracasso da oficina, por causa disso é necessário uma observação e um dialogo com a direção da escola e com a turma para reconhecer o processo mais adequado a realidade do educando.

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