Horizonte expandido
vem contribuir para compreensão desse momento histórico da arte. Nessa
exposição, reunindo um número de obras, o público conhece ou revê os trabalhos
que marcaram uma época. Trata-se de um recorte no tempo e espaço, nos levando a
refletir sobre a influência desses artistas até hoje nas artes.
ALLAN KAPROW (New
Jersey, 1927 - California, 2006)
Escolhi Allan
Kaprov (EUA, 1927- 2006) por ele ter provocado uma revolução nas artes dentro
de um campus universitário, onde tudo iniciou na década de 50, fazendo parte de
um grupo de artistas e mais tarde influenciando a criação do FLUXUS (grupo de
artistas utilizando da performance multimídias (subversivas e radicais). Fluxus
uma atitude do fazer artístico diante do mundo.
As
realizações Fluxus justapõem não apenas objetos, mas também sons,
movimentos e luzes num apelo simultâneo aos diversos sentidos: visão, olfato,
audição, tato. Nelas, o espectador é convocado a participar dos espetáculos
experimentais, em geral, descontínuos, sem foco definido, não-verbais e sem
seqüência previamente estabelecida.
Forma de arte que
combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Nesse sentido, a
performance liga-se ao happening (os dois termos aparecem em diversas ocasiões
como sinônimos), sendo que neste o espectador participa da cena proposta pelo
artista, enquanto na performance, de modo geral, não há participação do
público.
O termo happening é
criado por Allan Kaprow para designar uma forma de arte que combina artes
visuais, sem texto nem representação, provocando o publico a participar da
obra.
Nesse período a
arte conceitual passa a problematizar a idéia de arte e os poderes que envolvem
o sistema de legitimidade de uma obra, quem ou o que pode dizer que um objeto é
arte, uma obra é arte. Nesse momento histórico, a arte conceitual traz para o
contexto artístico uma idéia, não operando mais com objetos, mas com a
preocupação de fazer pensar, existir um conceito, uma idéia além da representatividade,
muitas vezes, nem existindo no plano material.
Cristina Freire nos
situa nesse contexto. Com suas considerações sobre arte conceitual, ela nos
mostra que a arte conceitual possui contradições que abalaram o sistema das
artes, usando de estratégias como idéias, meios e materiais com atitude
crítica, assim possibilitando um repertório que identifica a arte conceitual
como um divisor de águas.
Através de Henry
Flynt ( filosofo nascido em 1940) que em
1961 a
expressão arte conceitual foi incorporada no vocabulário artístico defendendo
que as idéias, os conceitos eram mais
importantes do que a finalização ou o produto final.
Maria Cristina Pastore
Embora a arte
conceitual encontra-se relacionada a um período, seus questionamentos são
atuais e ações praticadas pelos seus protagonistas chegam até hoje com um forte
contexto atual, em função de que seus temas misturavam arte com a vida,
permitindo um novo pensar, um novo olhar para as artes e nas artes.
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