quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Citação da autora Maria Cristina Pastore em trabalho no evento 13ª semana de PIEA2

13ª Semana de PIEA2

    "Seleção de trabalhos para exposição local e virtual"


Na 13ª Semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, fiz o relatório de execução do Projeto Interdisciplinar “Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”, além disso,  preparei  todos os materiais necessários para a apresentação do meu projeto para os meus colegas na exposição que será realizada na 14ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2.




Relatório de Execução do Projeto Interdisciplinar "Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática".


 Na elaboração do Projeto Interdisciplinar “A Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”, colocamos em prática o queríamos alcança através do projeto, despertar e conscientizar os alunos do 8º ano “A” da escola Nanzio Magalhães, sobre a importância da educação patrimonial como um instrumento de valorização e compartilhamento da identidade local. Para isso, foi necessário elaboramos três slides, o primeiro slide sobre os “Patrimônios Culturais e Históricos”, o segundo slide sobre os “Patrimônios arquitetônicos de Feijó” e o terceiro slide sobre os “Patrimônios culturais de Feijó - artesanatos”.
No dia 03 de novembro de 2011, ás 8h: 00mim iniciei o projeto no 8º ano “A”, me apresentei para os 28 alunos do 8º ano “A”, falei da importância do nosso trabalho e apresentei para a turma no Datashow o tema do projeto e o que iríamos desenvolver ao longo do projeto interdisciplinar de uma forma simples e objetiva. 

FIG 01: Apresentação do Projeto Interdisciplinar.
Fonte: GOMES, Juscilene de Sousa, 2011.
Dividir a turma em cinco grupos para desenvolvemos as atividades com mais facilidade, dialogarmos sobre “Educação Patrimonial e Patrimônio”, com as seguintes perguntas: O que é patrimônio? O que é Educação Patrimonial? Qual a importância da Educação Patrimonial na escola?

FIG 02: Grupos.
Fonte: MOURAO, Maria Luceilma de Freitas, 2011.
No inicio todos participaram de uma forma timidamente cada um esperando a sua vez de dialogar sobre o assunto, mas com o decore de alguns minutos todos se exaltaram e começaram a questionar uns com os outros sobre as perguntas. Ao finalizar nosso dialogo com a turma perguntei por que no inicio eles estavam um pouco intimidados e o aluno (G) respondeu:
Professora apesar do tema do projeto ser bem claro sobre educação e patrimônio, fique me perguntando o tipo de patrimônio que iriamos estudar e quando a senhora começou a fazer as perguntas fiquei mais nervoso ainda, pois não sabia se ia responde corretamente, mas quando os meus colegas começaram a participar e dialogar com a senhora fui compreendendo melhor e tirando minhas duvidas sobre o assunto, esse assunto é muito bom, pois nos leva a pensar em muitas coisas. (G).
A turma concordou com o colega e em seguida fizemos a leitura coletiva de um pequeno texto sobre “Educação Patrimonial e Patrimônio cultural”, formado por partes selecionadas do texto “Educação Patrimonial Através das oficinas de Arte” da autora Maria Cristina Pastore, como também de registros do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do texto “História e Memória. Guia de Estudos. Paracatu: Faculdade do Noroeste de Minas”. Lemos otexto no data show e os alunos interagiram positivamente com o conteúdo.  Para saber se os alunos assimilaram o conteúdo lido fiz oralmente as seguintes perguntas: O que é Educação Patrimonial? Qual a importância da Educação Patrimonial na escola? O que é patrimônio material? O que é patrimônio imaterial? Fiquei contente com as respostas que a turma me deu, pois ficou notório que eles entenderam os assuntos abordados, depois apresentei no Datashow um slide com imagem de patrimônios culturais e históricos de outras regiões, fizemos a leituras das imagens dialogamos sobre as mesmas analisando as formas, as características que definem as arquiteturas, em seguida apresentei para a turma um slide com exemplos de patrimônio culturais e memoriais de Feijó/Acre, os alunos ficaram agitados ao apreciar o slide, a maioria dos alunos quando apreciavam a foto antiga dos patrimônios apresentado no slide não acreditavam nas mudanças que alguns dos patrimônios da cidade de Feijó passaram ao longo dos anos como, por exemplo, a foto da primeira prefeitura, da segunda e da terceira, ou seja, as fotos das três mudanças referentes à prefeitura de Feijó/Acre.

FIG: 03 Apresentação dos patrimônios de Feijó Acre.
Fonte: SILVA, Suely Sousa da, 2011

Depois de apreciar e dialogar com os alunos sobre os patrimônios de Feijó, pedimos que eles individualmente desenhassem um patrimônio cultural da cidade de Feijó, depois pedi que eles identificassem no desenho as relações entre o patrimônio escolhido e os elementos geométricos e eles desenharam vários patrimônios e apreciando os desenhos identificamos os elementos geométricos presentes em todas as arquiteturas locais, esse trabalho que desenvolvemos com os alunos foi um ótimo trabalho, pois trabalhamos de uma forma interdisciplinar envolvendo a Arte e a Matemática.

FIG:04 Momento de produção os alunos do 8º ano “A”.
Fonte: MOURÃO, Maria Luceilma Freitas, SILVA, Raniele da Silva e, 2011

Nas imagens abaixo temos quatro desenhos feitos pelos alunos, sobre os patrimônios de Feijó, o primeiro desenho representa o Portal de Feijó, o segundo representa o Hotel Joafran, o terceiro desenho representa a Biblioteca Pública e o quarto desenho representa o Portal da Escola Nanzio Magalhães.

FIG 05: Desenho dos Patrimônios públicos de Feijó
Fonte: MOURÃO, Maria Luceilma de Freitas, 2011.

Para ampliar mais os nossos conhecimentos, fomos mais além, abordamos juntamente com a turma o artesanato feijoense “uma herança cultural”.  Apresentei para a turma um slide com imagens das peças artesanais produzidas pelo artesão feijoense Toinho Camucim e pelos índios da aldeia Paruá de Feijó/Acre, questionamos bastante com os alunos a respeito do artesanato, do significado de cada peça, o que elas representam, se retratam algo referente à nossa região ou não.
 E em seguida pedimos que os alunos interpretassem as imagens por meio de desenhos, identificando e percebendo as semelhanças e diferenças entre os patrimônios apresentados no slide, identificando as formas tridimensionais ou bidimensionais.

FIG 16 Produção dos alunos do 8º ano “A”.
Fonte: MOURÃO, Maria Luceilma de Freitas, 2011.

Os alunos desenvolveram os desenhos, alguns escolheram aborda os artesanatos indígenas e outros os artesanatos do Toinho Camucim, depois contextualizamos as imagens dos artesanatos com os desenhos produzidos pelos alunos, discutimos com os alunos o valor do artesanato local como Patrimônio Cultural e a importância da valorização dos mesmos, como a intenção de descobrir qual foi o entendimento dos alunos acerca do artesanato. 
Portanto, para termos um aproveitamento melhor sobre os resultados deste projeto procuramos registrar cada momento de cada atividade, foi uma atividade prazerosa, porém, acabamos não conseguindo registrar tudo, ou seja, o mais importante registrarmos através de fotos e vídeos.  



Materiais necessários para a apresentação do meu projeto para os meus colegas na exposição que será realizada na 14ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2.


   Os materiais necessários para a apresentação do meu projeto para os meus colegas na exposição que será realizada na 14ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, são os seguintes: 

  • Projeto Interdisciplinar “A Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”;
  • Oficina: A Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães;  
  • Relatório de Execução do Projeto Interdisciplinar "Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática";
  • Slides utilizados no projeto e na oficina sobre os Patrimonios Culturais e os trabalhos dos Alunos;  
  

Um comentário:

  1. Parabens pelo trabalho. Fiquei feliz que minha experiencia na educacão patrimonial tenha ajudado seus alunos. Fiquei emocionada com a leitura de seu trabalho.Maria Cristina Pastore
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