sexta-feira, 20 de junho de 2014

Arte contemporânea, o uso e abuso das imagens. Como usar em sala de aula?

Nessa pequena abordagem, procuro refletir sobre a arte contemporânea em sala de aula, e o que pode ser usado como suporte de ensino para alunos de todas as escalas educacionais. 
A maioria das pessoas ainda se sentem distanciadas da arte contemporânea, e por não compreende-la tendem a criticar o uso em sala de aula. O que muitas vezes, na realidade,  se torna inviável a exposição em sala de aula das imagens das obras dos artistas contemporâneos, devido a imaturidade dos alunos, e as obras terem forte apelação emocional. Percebe-se que ao apresentar a arte contemporânea, um certo  desconforto pode ser gerado. Porem , não seria essa a função da arte atualmente? Tirar o observador da área de conforto? 
O uso em sala de aula deve partir de alguns princípios. As escolhas dos artistas deve ser feita pelo gosto pessoal, admiração pelo trabalho do artista, entre outros critérios. Um deles pode ser valores morais que depende da formação de cada ser humano, suas crenças, suas vivencias, enfim, cada um pode escolher o que convém levar para a sala de aula. A leitura da obra muitas vezes podem auxiliar na relação de gênero em sala de aula, o reconhecimento das diferenças, evitar bullying, entre outras questões que podem e devem ser exploradas. Os artistas da arte contemporânea atribuem sentimentos, significados pessoais as obras, levantando questionamentos e provocando o observador. E muitas vezes o artista reflete sobre a própria produção. 
Pensar as questões levantadas por  Tadeu Chiarelli, no texto "Considerações  sobre a arte contemporânea e o papel das instituições" quando se refere ao distanciamento e o sentimento de amargor do publico que não compreende a arte contemporânea, é revisitar movimentos vanguardistas, quebra de paradigmas que fazem parte de uma época histórica.  A visão que persiste do grande publico, é a exposição  da arte presa a uma concepção de beleza classica,  agrada aos visitantes de galerias e compradores de arte. 
"Essa situação é lastimosa porque muito da produção recente possui conexões com questões atuais que afligem a todos, de uma forma ou de outra. Aqui, portanto, a pergunta: por que esse divórcio entre a produção atual e o grande público?"Tadeu Chiarelli
Desta forma compreendo as colocações  que fazem as pessoas  que pensam  que a arte nos dias atuais e se  mostra em alguns artistas, inadequada para a sala de aula e em parte concordo. Tenho também minhas "reservas". Ao escolher obras e artistas para a sala de aula seleciono pela idade, maturidade, no entanto procurar conhecer o universo das artes é pode ampliar possibilidades. A escolha é de cada um, mas ser mediador  do conhecimento indicando os recursos é responsabilidade de cada um que busca qualificação em seu trabalho.
Espero ter contribuído para refletir sobre a pratica do Arte educador,  com a experiencia que vivo diariamente na escola, e sabemos que não é fácil incluir o aluno, e a nós mesmos nesse contexto hipervisual, hiperinformático, e performático da arte contemporânea. Acredito que devemos tentar observar a arte contemporanea de forma à compreender o artista e seu processo criativo.
Abordar questões de gosto é provocar o olhar, a sensibilidade, e as novas posturas diante da arte. Como dizia Gombrich: "Tudo é uma questão de gosto". 
Maria Cristina

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