Além do horizonte
Bairro em que moro, existem quatro escolas, em cada uma uma realidade diferente, começando pelas construções, conservação da escola, até a maneira comportamental dos alunos e professores, projetos inacabados, uso de drogas, grades corredores, paredes escuras,professores desestimulados, cansdado, quando visitamos outra escola, a escola toda pintada com tons patéis crianças uniformizadas, vários trabalhos expostos nos corredores das escolas.Por que a diferença se ambas são públicas.
A transformação começa pela gestão e pela motivação dos professores, mmudanças de comportamento, tirar o aluno daquele quadro marginalizado e mostrar que existe saída, que ele tem potencial, Organizar projetos com ínicio meio e fim eque eles vejam o resultado e que este resultado seja divulgado para os outros alunos aumentar a auto estima desse aluno, a música a fotografia são ótimos aliados para socialização e devem ser usados de maneira mais frequante nas salas de aula. Modificação da realidade só e feita quando podemos comparar mostrar o que tem além do horizonte aí é só questão de escolha, não podemos esperar que um aluno que não tem noção de seu potencial sonhe com um mundo melhor ou com melhores condições de ensino.
Re: Além do horizonte
Ola Celia e demais colegas
Muitas vezes cruzamos os braços e esperamos atitudes do governo em relação as escolas. Mas podemos, como tu colocas no teu texto, gerenciar as possibilidades e propocionar condições mais agradaveis de ensino. Seja em forma de projeto, parcerias, seja na sala de aula exercendo nosso compromisso com a educação. Somos caixas fechadas, precisamos abrir os laços que nos prendem para também vivermos a experiencia da teoria e pratica, refletindo nosso posicionamento, nossas atitudes como professores mas principalmetne como seres humanos. Eu acredito que tudo isso vale a pena. Principalmente quando sabemos que os nossos alunos estão reagindo ao senso comum. Ainda há esperança!
abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário