sexta-feira, 24 de maio de 2013

A consciencia da morte

Notoriamente só refletimos na morte quando enfrentamos a situação em momentos de funerais de parentes ou de amigos. Condição natural do ser humano deveria ser um tema abordado em todas as familias. Considerando que somos mortais e a qualquer momento podemos estar envolvidos em situação limite, que contribuem para o afastamento do convivio dos familiares, permanecendo em hospitais ou ate mesmo vivendo a experiencia do morrer. E o que conversamos com nossos familiares sobre isso? Voce senta a beira da lareira, na sua sala de estar, na varanda, em um jantar em familia, conversa sobre tudo, menos sobre o que a familia deve fazer em caso de falecer alguem da familia. Planejamos tudo, nascimento, universidade, casamento, filhos, viagens....e nao nos preparamos para morrer. Falando assim parece meio morbido, mas a realidade é fatal. A medicina nos fala que vivemos na media 80 anos....mas quem pode dizer?Voce sabe o dia que vai morrer?e a sua vida esta em ordem?como vao ficar seus seres amados aqui no planeta Terra?amparados?saudosos?Nao é facil falar de morte ou de morrer, mas precisamos uma mudança de mentalidade o mais rapido possivel, ou ate mesmo de atitude diante daquele que amamos, falar de morrer é falar de amor a vida. Quanto mais valorizarmos a morte mais a vida sera plena e completa. Maria Cristina  Pastore

Mas tenho muito medo do morrer. O morrer pode vir acompanhado de dores, humilhações, aparelhos e tubos enfiados no meu corpo, contra a minha vontade, sem que eu nada possa fazer, porque já não sou mais dono de mim mesmo; solidão, ninguém tem coragem ou palavras para, de mãos dadas comigo, falar sobre a minha morte, medo de que a passagem seja demorada. Bom seria se, depois de anunciada, ela acontecesse de forma mansa e sem dores, longe dos hospitais, em meio às pessoas que se ama, em meio a visões de beleza.Rubens Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário