terça-feira, 12 de junho de 2012

Sala de aula

Hoje foi um dia cansativo. 34 alunos, alguns incontroláveis, dispostos a testar os limites da paciência e compreensão e pertubar aqueles que queriam prestar atenção nas instruções da aula..
O poder autoritário é o que  resolve de imediato, infelizmente ameaçar que vai perder pontos, que a avaliação vai ser baixa, bla, bla,bla. faz com que o educando colabore sob pressão. Reflito sobre essas questões e analiso como uma situação desesperadora.Nao concordo com essa forma de repressão, mas a situação esta fora de controle, sou adepta de um dialogo, de uma troca de saberes, mas como lidar com situação que culturalmente possui o punir como recompensa de mal comportamento? Possuir autoridade esta na atitude, na conduta de seu comportamento, nas palavras e no carácter, e a obediência surge do respeito e da admiração que essas atitudes exercem nas pessoas.
O professor tem tanto a oferecer em conhecimento e colaborar com o crescimento intelectual do aluno, que nao consegue conviver com a falta de respeito em relação as suas intenções educacionais. Um profissional que estuda no minimo 4 anos precisa de atenção no momento de colocar em pratica, aplicar na sala de aula tudo que aprendeu na teoria. Surpresa!!Nao é bem assim!!!
O profissional do ensino precisa dominar a capacidade de comunicação, o falar e o ouvir são elementos importantes para realizar essa comunicação, nota-se que em algum momento existe ruídos que impedem essa comunicação.
Muitos fatores sao essenciais para um professor conseguir impactar seus alunos, mas é necessário os alunos estejam abertos para receber o conhecimento,  percebo uma carência muito grande nessa abertura.Vamos analisar mais o comportamento em sala de aula. Nao perca as esperanças, os adolescentes merecem nossa insistência!!Eu continuo buscando  argumentos para provar que a confiança entre aluno/professor e a qualidade de ensino podem fazer a diferença. Maria Cristina Pastore

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